Há tempos se discute a melhor forma de se relacionar com um lead e ajudá-lo a evoluir na jornada do consumidor até que fique apto a comprar o produto ou serviço da nossa empresa. O caminho seria através das redes sociais, sms, whatsapp ou e-mail?
Na verdade, o que importa nesse momento é entender que o relacionamento com um inbound lead precisa ser personalizado. Saber quem é a pessoa, entender sua necessidade e lhe apresentar um conteúdo altamente relevante, que o ajude de verdade! Nada como receber um e-mail que te mostre o melhor caminho para resolver uma situação, não é mesmo?
Mais uma vez: a palavra de ordem aqui é personalização!
Ok, tudo bem personalizar o relacionamento quando sua empresa gera 10, 30 leads por mês. Mas e quando os seus esforços de marketing começam a gerar resultados reais e esses números passam para 5, 10 mil (!!) leads por mês? O que fazer?
A sua saída nesse momento é ter um olhar atento para a automação de marketing. Grave isso: automatizar para escalar! Automatizando o processo de marketing e relacionamento, sua equipe se torna mais produtiva e ganha muito mais fôlego para potencializar os resultados.
Automação de marketing não tem a ver com robô de twitter, republicadores de conteúdo, robôs de telemarketing e auto-responder. Essas são pequenas ferramentas cotidianas, mas que não são consideradas automação de marketing de verdade.
A automação significa entender e agir de forma personalizada e escalável com as pessoas que interagem com a sua empresa nos diferentes canais online.
Antes de prosseguir, veja alguns dados de pesquisas recentes que reforçam a importância da automação de marketing na nutrição e educação do cliente potencial.
Pesquisa Gleanster Research: 50 % dos leads são qualificados, mas ainda não estão prontos para comprar.
MarketingSherpa: 79% dos leads não se convertem, a causa é a falta de nutrição.
Forrester Research: Nutrição de leads geram 50% mais vendas a um custo 33% menor.
Annuitas group: Leads nutridos geram 47% mais vendas do que os que não foram.
As empresas que entendem que seus leads precisam ser nutridos com informações relevantes e personalizadas, e investem em automação de marketing, caminham a passos largos à frente dos concorrentes.
O principal desafio não é a tecnologia, mas encaixar o conceito de automação no processo de compra dos seus clientes. Basicamente, é fazê- lo evoluir na jornada de compra de forma natural e automática.
Cada etapa da jornada deve possuir gatilhos para que o lead possa evoluir naturalmente dentro do funil e isso tudo deve ocorrer de maneira pré-configurada. Lembre-se: para fazer essa “máquina” funcionar da melhor maneira, sua empresa precisa de práticas e ferramentas adequadas.
Conhece mais benefícios? Divida conosco nos comentários.
Uma última dica: não “aperte o play” e pense que tudo irá se resolver, lembre-se que é necessário um belo planejamento antes de tudo e o acompanhamento de perto e constante da evolução da sua estratégia. Para te ajudar, leia o texto que fizemos sobre como lidar com os relatórios do novo marketing.