Boome,Blog

Voltar

Qual melhor horário para postar nas mídias sociais? Qual horário uma publicação pode ser melhor aproveitada?

Muitas pessoas sentem que fazem o seu melhor pela manhã. São mais focados neste período. Tem um autocontrole maior logo cedo e depois, ao longo do dia, vai se esgotando.

Pesquisadores descobriram que nós somos, na verdade, mais felizes no período da manhã. A pesquisa foi feita através das mensagens do Twitter por todo o planeta e publicada na revista Science.

Eles descobriram que pela manhã usamos palavras como “fantástico” e “super” e seus sinônimos entre as 6h e às 9h. Depois disso as mensagens se tornam mais irritadas e pesadas até atingir o pico às 16 horas. Neste momento palavras como “perturbar” “amolar” prevalecem.

Em outras palavras, depois das 16h, não só você é suscetível a ser menos disciplinado, mas também não é muito feliz e este não é o melhor momento para fazer reuniões estratégicas ou tomar decisões importantes.

Isso tudo tem relação com o ciclo cicardiano das pessoas. Nossos hormônios estão em alta no inicio da manhã. Testes realizados anteriormente por pesquisadores em neurociência, mostraram que as pessoas estão muito mais predispostas e propensas a experimentar coisas novas no começo da manhã. Esse é o momento em que os níveis de dopamina estão lá em cima e não no final da tarde, quando estão baixos.

A explicação para tudo isso é simples: as mudanças comportamentais do ser humano ocorrem de acordo com o tal ciclo cicardiano. Ele consiste em  um ritmo de 24 horas, porque o sistema nervoso se desenvolveu em função das demandas de variações tempo.

Todas estão  relacionadas ao ciclo claro-escuro e a melatonina. Este hormônio é produzido por uma glândula no cérebro chamada pineal. Ele age como um transdutor neuroendócrino, ou seja, ela transforma as informações externas referentes ao ciclo noite-dia em sinais bioquímicos que modulam o nosso comportamento.

Pois é, e a relação da melatonina com a dopamina é de inibição. Quando cai a noite, aumenta-se no nível de melatonina que faz diminuir os níveis de neurotransmissores, dentre eles a dopamina. Aí, quando chega a manhã,  ocorre o contrário. Isso acontece porque a melatonina inibe a liberação desta química cerebral.


Baseie seu planejamento de acordo com os horários: que tipo de publicação cabe logo pela manhã, ou qual pode ser melhor aproveitada no período da noite? Assim você ter um melhor engajamento a depender do objetivo da sua publicação.


Fonte: BioCC por Pedro Camargo

Deixe seu comentário
Procure aqui
Back to top