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No mês de Novembro de 2015 recebemos um desafio: criar um novo canal de vendas para a maior revenda de pneus e serviços automotivos do Espírito Santo. Apesar de bem estabelecida no meio offline, a marca precisava de uma força para se estabelecer também na internet. Então fomos chamados para ajudar. Veja abaixo quais foram os passos que seguimos para entregar sucesso a esse cliente e iniciarmos uma história vencedora para a empresa na internet.

1 – Entendemos o posicionamento do negócio

posicionamento do negócio

Como primeira parte do planejamento, mergulhamos no negócio procurando entender seu funcionamento na prática. Acompanhamos tudo: entrada do cliente na loja, atendimento dos funcionários, abordagem de venda, satisfação/reclamação de clientes, estrutura física, ferramentas, parcerias e etc. De posse desses dados, fizemos um cruzamento entre  – como a empresa acreditava que estava posicionada e como os clientes identificavam isso. A grata surpresa foi perceber que as informações estavam bem alinhadas, o que nos ajudou a potencializar a estratégia  e alinhar o posicionamento com base nos objetivos do negócio.

2 – Estudamos as personas

personas

A segunda etapa foi fazer o levantamento dos diferentes perfis de clientes que a empresa possui. Nesse momento é muito importante estar atento às características comportamentais de cada grupo de clientes, entender como o eles se comportam no dia a dia, seus hábitos de consumo, períodos em que utiliza o carro, desejos e ambições, capacidade financeira e disposição/motivação em adquirir os produtos da empresa.

3 – Compreendemos os estágios de compra

estagios de compra

Com as informações de posicionamento e características do cliente ideal (personas) documentadas, fomos procurar entender (e escrever) quais seriam os diferentes momentos de compra que cada perfil de cliente poderia estar encaixado. Criamos então 4 etapas para direcionar uma comunicação mais eficiente, foram elas:

1ª Etapa: Aprendizado/descoberta: ainda está pesquisando de forma bem genérica sobre pneus.

2ª Etapa: Reconhecimento do problema: reconheceu que tem um problema. Precisa de um pneu.

3ª Etapa: Consideração da solução: quer acabar com o problema e começa a pesquisar preços.

4ª Etapa: Avaliação e compra: decidiu resolver o problema e procura a solução mais adequada.

4 – Focamos no conteúdo adequado

conteúdo adequado

A produção de conteúdo pode ter algumas funções como entreter e educar, por exemplo. Cada negócio tem a sua própria necessidade de produção de conteúdo, isso devido ao imenso número de variáveis como personas e tipos de produtos. Um produto mais complexo requer mais conteúdo educativo, pois o futuro cliente precisa entender seu funcionamento e benefícios para vê-lo como necessário.

Para o nosso cliente, estabelecemos uma linha de produção de conteúdo ligada à ajuda, queríamos conectar a marca ao cotidiano dos motoristas, auxiliando-os nos mais diversos assuntos relacionados a carros e, principalmente, pneus. Nossas postagens estão sempre “linkadas” com a emoção. Nossa equipe de neuromarketing deu show aí!

5 – Utilizamos a ferramenta correta

ferramenta de vendaOptamos por dar início ao processo de comunicação digital através do Facebook. Não há como negar, as pessoas contribuem, indicam e opinam dentro da plataforma. Isso nos ajudou a criar um canal de comunicação participativo, efetivo! Claro que a tecnologia nos ajudou (e ajuda) bastante, mas o processo de planejamento foi essencial para segmentar o público de maneira correta e encontrar bons resultados.

6 – Criamos um processo efetivo de atendimento

processo de venda

Nosso esforço durante o processo de comunicação digital está em gerar oportunidades reais de negócios para os nosso clientes. Mesmo com todo o conhecimento que adquirimos durante o processo de planejamento e execução, ninguém está mais apto para conduzir o recebimento dessas oportunidades do que alguém de dentro da empresa, certo? Resolvemos então envolver a gerência comercial do nosso cliente no processo! Com isso, o cliente final se sente mais seguro ao ter suas dúvidas solucionadas por alguém de dentro da empresa. O índice de satisfação foi incrível. E o resultado? Vendas, muitas vendas!

7 – Reconhecemos a preferência

agradecer ao cliente

Para cada nova compra realiza, e que teve seu início dentro do facebook, fizemos questão de reconhecer a preferência do cliente pela marca que estamos representando. Produzimos uma foto do seu carro com a nova aquisição (principalmente da linha de rodas) e enviamos um agradecimento especial. Os clientes ficam muito felizes com essa atitude inesperada e voluntariamente recomendam a empresa na rede social. Isso não é incrível?

8 – Comemoramos muito!

comemorar muito

Os últimos dias estão bem agitados para nós aqui da agência (e para o cliente, claro!).  Estamos festejando bastante cada nova venda que o cliente realiza. A todo o momento recebemos uma nova mensagem de “venda realizada” e tudo se transforma em uma festa. Comemorar nos mantém motivados para encontrar novas formas de elevar ainda mais os resultados.

Esse foi apenas o início da nossa estratégia, ainda temos muito a executar.  Então vamos ao trabalho!

Quer saber como podemos criar uma estratégia efetiva para o seu negócio? Agende um bate-papo com a gente!

 

 

 

 

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