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15 de dezembro de 2015


Não é difícil perceber o tamanho que o Facebook atingiu, não somente em número de usuários, mas em participação e relevância dentro dos departamentos de marketing das empresas. No Brasil, cerca 92 milhões de pessoas acessam a plataforma por mês, segundo dados do próprio Facebook. Isso significa aproximadamente 45% da população brasileira.  Ignorar essa audiência significa ignorar oportunidades de negócios. Seja qual for o objetivo de marketing digital da sua empresa, estar presente e atuar no Facebook é indispensável.

A plataforma de rede social está sempre atenta em gerar mecanismos que conectem as marcas ao seu público. O mais recente deles é o Lead Ads. Trata-se de anúncios que funcionam como uma landing page para cadastro de leads. Quando o potencial cliente vê o anúncio no Facebook, ele pode se cadastrar para obter mais informações ou adquirir um produto que a empresa disponibiliza, como e-books gratuitos, inscrição em webinários, planilhas de gerenciamento e etc.

Lead Ads – Imagem Facebook
Lead Ads – Imagem Facebook

A seguir iremos te mostrar como aproveitar essa nova ferramenta de geração de oportunidade de negócios para a sua empresa. Vamos lá?

1 – Escolha o objetivo: ao acessar a plataforma de anúncios do facebook, escolha o objetivo “Geração de leads”.

2 – Faça a segmentação: escolha o orçamento para a campanha de geração de leads, assim como as datas de início e fim da mesma. Selecione o público que será impactado pelo anúncio.

3 – Crie um formulário: o Facebook já disponibiliza 2 campos (nome e e-mail) que podem ser preenchidos automaticamente pelo usuário, utilizando seus dados da própria rede social. Mas é possível personalizar, adicionando mais 3 perguntas. Neste passo, também será necessário inserir a política de privacidade do site da sua empresa. Ao final da construção do seu formulário, será necessário adicionar um link do site onde o usuário poderá acessar a oferta. É importante que ele seja levado direto para uma página de download ou resgate da oferta e não para uma nova página com formulário.

Formulário Lead Ads – Imagem Facebook
Formulário Lead Ads – Imagem Facebook

4 – Dê o play: coloque o anúncio “para rodar” e aguarde sua aprovação por parte do Facebook.

5 – Veja os leads gerados: após o processo de avaliação, aguarde algumas horas para começar a visualizar a entrada dos novos leads da sua empresa. Siga esse caminho para acessar as informações dos novos leads: acesse sua página pelo gerenciador de negócios>ferramentas de publicação >formulários de anúncios de leads. Por lá é possível baixar as informações dos leads organizadas em uma tabela Excel.

Não se esqueça de planejar bem sua campanha de Lead ads, lembre-se que cada lead gerado precisa estar dentro da jornada de compras e que a sua equipe de marketing deverá ter desenhado os próximos passos para ele se tornar um cliente.  Também é muito importante que ao final do processo você tenha as informações documentadas, como leads gerados e custo de aquisição. Isso é necessário para que os seus relatórios de marketing sejam precisos.

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