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Provar o valor do marketing digital é um desafio constante. Com tantos números, metas e objetivos, fica difícil identificar se o marketing está realmente atuando como departamento estratégico dentro da empresa. Alguns profissionais não sabem bem quais informações levantar para mostrar aos seus diretores e assim justificar os valores investidos em marketing digital. Com isso, acabam causando cortes de investimentos e frustração.

Hoje iremos tratar sobre como fazer um verdadeiro Raio–X do marketing digital da sua empresa. Iremos te ajudar a encontrar pontos de melhorias e a visualizar novas abordagens para alavancar seus resultados. Chegou a hora de provar o verdadeiro valor do marketing digital dentro da empresa. Acompanhe:

1 – Planejamento

A fase de planejamento de Marketing digital é fundamental para o sucesso tanto das ações quanto do seu próprio negócio. É nesse momento que se deve organizar objetivos, projetos e metas. Saber como e quando realizar suas ações e quanto investir em cada uma delas é essencial para alcançar os resultados esperados.  Será que a sua empresa tem um planejamento claro do que fazer (em marketing) nos próximos 3 meses? Se não tiver, é hora de começar a planejar.

2 – Atração

A primeira grande função do marketing digital é trazer visitantes qualificados para o site da sua empresa. As formas principais de se fazer isso é através da produção, promoção e otimização de conteúdo, além da compra de mídia segmentada. Sua empresa tem lançado mão dessas boas práticas?

  • Tem um blog corporativo? Ter um blog é uma ótima oportunidade de atrair e educar seus potenciais clientes.
  • Publica conteúdo de forma contínua nas redes sociais?
  • Otimiza o conteúdo do site? A estrutura do site favorece para que seja encontrado pelas ferramentas de buscas? Conhece sua autoridade de domínio e a dos seus concorrentes?
3 – Converter

O marketing digital deve ser visto como uma forma eficiente de gerar resultados para a empresa. Ao longo do tempo, é preciso converter visitantes do site em clientes ou em oportunidades claras de negócio. Seu site possui landing pages para captura de leads?

4 – Relacionamento

Para a grande maioria dos negócios, não é exatamente na primeira visita que o potencial cliente toma a decisão de comprar o seu produto ou serviço. O marketing digital permite que a empresa retenha esse visitante, se mantenha próxima dele e aos poucos vá ganhando credibilidade. Sua empresa tem realizado essas atividades?

  • Monitora as menções indiretas da marca nas redes socias?
  • Se relaciona com o Inbound Lead através das redes sociais?
  • Possui uma ferramenta de e-mail marketing que segmente bem os usuários com diferentes perfis de compra?
  • Possui uma ferramenta de nutrição de leads e automação de marketing?
5 – Vendas

Para que se tenha bons resultados no processo de conversão de Leads para clientes, é preciso que haja um bom alinhamento entre as equipes de marketing e vendas. Só assim, os Leads com alta possibilidade de compra é que serão passados para a etapa de abordagem. O modelo de vendas inbound mudou definitivamente a forma de negociar com os futuros clientes.

Sua empresa possui um processo de vendas estruturado e documentado? Utiliza um CRM com o histórico de contato com todos os clientes? Não? É hora de repensar suas estratégias comerciais.

6 – Análise

Medindo suas visitas, Leads e clientes que suas campanhas geram é a única maneira de avaliar a efetividade do seu marketing. Sua empresa faz uma análise mês a mês para identificar oportunidades de otimização nas ações de Marketing Digital? Você acompanha/analisa quais fontes de tráfego trazem mais Leads e vendas?

Observar esses 6 fatores te ajudará a fazer  um bom Raio-x do marketing digital e a identificar o que está sendo bem feito ou não. Com os dados em mãos fica mais simples defender um investimento futuro. Existem ainda outras dezenas de fatores que precisam ser analisados, mas esse já é um bom começo.

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