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O marketing digital parece uma grande confusão, é difícil (e trabalhoso) manter tudo funcionando bem.  Onde devo investir? Onde devo colocar meu foco? Como provar e entregar valor? Os departamentos de marketing sempre se fazem essas perguntas.

 A solução mais comum para essas questões é criar relatórios “inchados” e com todos os dados possíveis, reportar fumaça e vaidade (número expressivos, mas sem valor para os objetivos da empresa) e outras inutilidades que não demonstram valor real para o negócio. Claro que algumas ferramentas acabam induzindo a isso, pois apresentam muitos números que tiram o foco do que realmente é necessário e mostra valor, mas é preciso estar atento.

Para te ajudar a montar relatórios que realmente sejam úteis para diferentes objetivos dentro da sua estratégia de marketing digital, preparamos algumas dicas importantes para dois tipos de relatórios: do negócio e de otimização. Confira:

Relatórios do negócio

Nem sempre o resultado que a empresa procura é o que vai ajudar o profissional de marketing – aquele que está executando a estratégia  – a encontrar informações e insides para otimizar seus esforços. Explico:

A diretoria se importa com negócios, ela precisa saber se está entrando dinheiro e quanto se está gastando para isso, quantas vendas fechadas vieram da estratégia de marketing digital, qual o custo de cada venda, quanto $ cada venda trouxe para a empresa, o tamanho do ciclo de vendas (quanto tempo leva para o lead virar uma venda), tendências e etc. O diretor precisa saber se pode confiar na sua estratégia.

Relatórios de otimização

Aqui é preciso identificar quais esforços contribuem para trazer mais e melhores clientes, assim como quais oportunidades ainda não são devidamente aproveitadas. Para que esse acompanhamento seja efetivo para a geração de relatórios mais precisos, recomendamos três tipos de relatórios:

Diários: olhar para as métricas e entender se existe algum comportamento fora do padrão e agir rapidamente.

Semanais: procurar entender o comportamento do investimento em marketing para descobrir o quanto a empresa está caminhando para bater suas metas, ou não.

Mensais: o profissional de marketing deve parar e entender cada um dos canais individualmente. Cada ação que foi planejada e o que foi feito. Com as informações em mãos, toma-se a decisão de seguir com a ação ou não.

Com tudo isso, concluímos que só é possível mostrar o real valor do marketing digital através de relatórios se existir organização e se cada membro da equipe, da diretoria ao vendedor, souber identificar o que deve ser feito para melhorar os resultados da empresa. Mãos à obra!

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