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Antes de iniciar as atividades no marketing digital, sua empresa precisa definir quais serão os seus objetivos ali. Isso permite que a criação da estratégia esteja orientada na busca de ações que farão o negócio evoluir dentro do ambiente digital, e fora dele. Confira os principais 6 objetivos que sua empresas pode adotar a partir de hoje:

Objetivo 1 – Criar Autoridade

Para se posicionar em um ambiente altamente competitivo, que é o mercado atual, sua empresa precisa se mostrar com uma autoridade, se diferenciando das demais. Esse é um requisito básico de sobrevivência.

Se ela fabrica cosméticos capilares, é possível investir na criação de conteúdos educacionais, que abordem temas relevantes para os distribuidores, como: dicas de planejamento financeiro, marketing, relacionamento com clientes finais, tecnologia, vendas e etc. Com isso, sua empresa se torna uma referência para a atual rede de parceiros distribuidores, que irão procurar seu site/blog para manter-se atualizado. Para os futuros parceiros, que também irão acompanhar o que sua empresa está falando, é possível que esse conteúdo desperte o interesse no início de uma parceria.

Objetivo 2 – Criar engajamento com a marca

Quando uma empresa cria conteúdo relevante para o seu público e o ajuda a resolver um problema, ou ainda o deixa mais preparado para os desafios do dia a dia, é natural  que ele se sinta grato e queira manifestar esse sentimento com uma ação, como uma curtida ou compartilhamento em redes sociais.

Ele ainda estará mais receptivo ao próximo conteúdo e pronto para interagir com todas as publicações que façam diferença na sua vida ou no seu negócio. Afinal, sua empresa está ajudando.

Objetivo 3 – Reter clientes atuais

Algumas empresas focam seus esforços de marketing digital na atração de novos visitantes e leads. Elas acabam esquecendo que podem (e devem) criar conteúdo para retenção dos atuais clientes. É essencial lembrar sobre a importância do seu produto/serviço, reforçar seu compromisso em entregar sempre o melhor ou ainda despertar o interesse em um upsell, por exemplo.

Objetivo 4 – Educar o mercado

Sempre costumamos fazer a seguinte afirmação: se o seu público não sabe qual a utilidade do seu produto e como utilizá-lo, e não irá comprar.

Por exemplo: se a sua empresa pretende lançar um novo software de gerenciamento de campanhas eleitorais, é primordial que o candidato, assessor ou o pessoal do comitê eleitoral saiba exatamente a importância que aquele produto tem e o que ele pode agregar na administração ou resultados da campanha eleitoral.

Lembre-se: para que o lead navegue pela jornada de compras e mude seu status para CLIENTE, ele também precisa conhecer exatamente os benefícios que terá ao adquirir um produto/serviço.

Objetivo 5 – Gerar leads

Muitos negócios já possuem um bom número de visitantes em seus sites. O que eles precisam agora é converter essas pessoas, que já estão consumindo seu conteúdo, em leads. O Inbound lead é fundamental para que a estratégia de marketing digital funcione bem. É para ele que todo o esforço será direcionado em busca de uma aproximação, por meio do relacionamento, que poderá resultar em uma venda ao final do processo.

Objetivo 6 – Auxiliar o departamento de vendas

O marketing trabalha com muita pesquisa e planejamento, isso faz como que a geração de insights seja frequente. Essas novas ideias podem ser compartilhadas com o departamento de vendas, criando uma interação altamente benéfica para o negócio.

O departamento de vendas pode solicitar ao marketing que prepare um material com base nas dúvidas e objeções mais frequentes, isso faz com que o lead chegue mais preparado, economizando o tempo da equipe. Por outro lado, o marketing pode ser retroalimentado pelo setor de vendas com os leads que ainda não estavam prontos para comprar, e dar continuidade no processo de educação.

Uma empresa pode adotar um ou mais objetivos. Eles precisam estar alinhados com o que se espera de resultados, disposição de investimento, força de trabalho necessária, tempo de retorno e outros.

 

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