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Não é difícil, principalmente nos dias atuais, observar empresas que não suportam um momento ruim e acabam por encerrar suas operações. Os motivos são variados. Hoje iremos tratar sobre alguns pontos que a sua empresa ignora no dia a dia e que podem sim determinar a continuidade da sua vida. Veja:

1 – Se posicionar como uma autoridade

Em um mercado altamente competitivo, onde inúmeras marcas falam sobre um mesmo assunto de forma genérica, sem se preocupar com o entendimento sobre seu serviço/produto por parte do consumidor, não é difícil chegar à conclusão de que, se a sua empresa não subir alguns degraus e se mostrar como referência, criando autoridade e se mostrando como expert, seus dias estarão contados.

Por exemplo: se você é um contador especialista em microempresas, é necessário que o seu público te reconheça como um profissional capaz de ajudá-lo. Para isso, você precisa demonstrar domínio sobre temas pertinentes ao dia a dia contábil do microempresário. Como fazer isso? Através de conteúdo!

2 – Aumento da barreira competitiva

A luta diária que as empresas travam no cotidiano em busca da atenção do seu cliente, faz com que a disputa muitas vezes acabe no “preço mais baixo”. Isso pode fazer com que o seu serviço torne-se um commoditie.

Assumindo o posto de referencia na mente do seu potencial cliente, a qual empresa você imagina que ele irá recorrer ao precisar de um serviço como o seu? A sua!

Se a sua empresa já conquistou autoridade perante o mercado, dificilmente outro negócio semelhante também conseguirá. Autoridade não se copia como um post no Facebook, é necessário muito foco e trabalho duro. Ganha quem larga na frente.

3 – Ter um ativo próprio, muitas vezes sem prazo de validade.

Quando sua empresa publica conteúdo educativo de qualidade, seja através das redes sociais, blogs ou materiais ricos (eBooks, webinários, planilhas e etc.) sua persona passa a confiar e acompanhar tudo o que será publicado pelo seu negócio. Ela disponibiliza seus contatos, geralmente um e-mail, em troca de mais informações que farão transformações positivas em suas vidas ou negócios.

A partir do momento que sua empresa começa a gerar um banco de e-mails de pessoas que já conhecem sua autoridade, confiam no seu conteúdo e se dispuseram a receber mais informações, ela passa a criar um ativo próprio. Se amanhã ou depois o facebook modificar suas regras e sua fanpage perder 60% dos likes, aqueles e-mails conquistados ainda estarão protegidos na sua base.

4 – Mensuração e ajustes

Se você não acompanha os resultados dos seus esforços de marketing, é possível que grande parte do investimento esteja indo pelo ralo.

Relatórios automatizados podem ajudar a notar mudanças bruscas nos resultados de marketing. É possível perceber se o caminho em busca da meta está correto ou se aquela comunicação feita no youtube está gerando o resultado esperado. Com o marketing digital é (quase) sempre possível corrigir o rumo da estratégia.

5 – Baixar o custo de aquisição

Ao manter a consistência na produção de conteúdo relevante para o seu público, a tendência de melhora do posicionamento em ferramentas de busca, como o Google, aumentam muito. A partir do momento que seu serviço é procurado e sua empresa surge, de forma gratuita, como uma opção, seus investimentos em compra de mídia (facebook ads, links patrocinados e etc.) despencam. Com a economia gerada, você pode investir no seu produto e na qualificação de pessoal.

6 – Diminuir custos de treinamento

Sempre que um novo funcionário chega à empresa, é obviamente necessário que ele passe por uma série de treinamentos, seja sobre a filosofia da empresa, serviços, produtos ou estratégias.

Se o seu negócio já ajuda o mercado a entender sobre os seus produtos/serviços, produzindo textos, infográficos, vídeos e e-books, o gestor certamente terá em mãos um grande volume de informação devidamente organizado para treinar o novo membro do time. Com isso, a empresa diminui seus custos com treinamentos e qualificações.

A metodologia Inbound Marketing possui todos os elementos necessários preencher os requisitos básicos de sobrevivência que tratamos no artigo de hoje, além de entregar estratégias de marketing digital adequadas para todos os tipos de negócio.

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