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Quem trabalha corretamente com e-mail marketing sabe que demonstrar atualização e conhecimento do mercado é fundamental. Essa ferramenta tem sido importante para divulgar informações relevantes e notícias sobre  diversas áreas, com foco na educação do mercado, aproximação da empresa de seu público-alvo, dentre outros objetivos.

Porém, quando falamos em e-mail marketing, precisamos ter em mente as melhores formas de gerenciar este instrumento de comunicação, para que sua empresa seja assertiva em seu objetivo de transmitir informações corretas ao público certo. Veja a seguir algumas dicas sobre como tornar seu produto mais conhecido através do e-mail marketing:

1. Dê um título que prenda a atenção do leitor

A melhor fórmula para saber quem envia o e-mail marketing é se colocar no lugar de quem vai recebê-lo. Qual o título no assunto que faria seu potencial cliente se interessar em ler o seu conteúdo? A partir deste pensamento, tente destacar algo novo, relevante e principalmente útil. Esta é sua chance de captar a atenção do seu cliente em potencial.

2. Conteúdo objetivo e atraente

Fuja do tom formal e da linguagem rebuscada. Na hora de produzir o conteúdo para e-mail marketing, o propósito deve ser criar um canal de comunicação com o público e auxiliá-lo no entendimento do seu software, fornecendo dicas e notícias que sejam de leitura fácil e direta.

3. Sempre ajude o leitor

Ainda em se tratando de conteúdo, o e-mail marketing não deve perder seu foco principal de apresentar as ferramentas existentes para resolver os diversos tipos de problemas que seus leitores possam ter. Tente direcionar o texto para isso, exemplificando com situações reais. O leitor precisa identificar facilmente o seu problema sendo solucionado ou mesmo suas dúvidas sendo respondidas.

4. Visual atrativo

Depois de pensar em um assunto atraente e conteúdo relevante é hora de escolher a imagem mais apropriada e ilustrativa daquilo que se está abordando. Além de uma boa foto, toda a diagramação do e-mail deve ser coerente, dando destaque à mensagem. Da mesma forma que uma imagem pode valer mais do que mil palavras, imagens demais podem acabar suprimindo a importância de seu conteúdo. Por isso, preze sempre pelo equilíbrio visual entre texto e fotos em seu e-mail marketing.

5. Call to action

Seu e-mail está quase pronto e chega o momento da cereja do bolo: incluir o chamado “call to action”. Como já indica a expressão em inglês, se trata de uma frase chamando seu leitor para uma ação. Esta ação pode ser acessar seu site, fazer download e-book com mais informações sobre como o seu software funciona. Motive seu público com uma frase de impacto, seguida de um link para esta ação.

Forneça ao leitor o caminho para ampliar seu conhecimento sobre o tema e ter mais certeza de que será importante contar com a sua ajuda.

6. Segmentação de contatos

Conteúdo produzido e revisado? Então falta apenas enviar seu e-mail marketing ao mailing. Nessa etapa chamamos a atenção para a importância da segmentação e qualidade de seus contatos. Filtrar o mailing e separá-lo em grupos, tendo em vista a localização ou ocupação de cada pessoa é o ideal para que sua mensagem chegue a quem realmente interessa.  Além disso, saiba que apenas colecionar e-mails das mais diversas pessoas e não conseguir identificá-los fará com que seu conteúdo provavelmente se perca.

7. Foco na qualidade

A frequência de envios também deve ser ponderada na hora de estabelecer e estratégia de divulgação via e-mail marketing. Considere sempre a qualidade e não a quantidade, pois é isso que vai determinar o número de seguidores de suas mensagens.

8. Análise da campanha

O último passo, mas não menos importante, para se desenvolver o bom desempenho de seu e-mail marketing é analisar sua assertividade. Verificar quem acessou, quem clicou em seu “call to action”, quantas vezes visualizou e qual o perfil destas pessoas. Com as informações disponíveis na plataforma é possível saber onde estão seus maiores seguidores, quais os temas de maior acesso ou então quais são as mensagens de menor aceitação e o que fazer para expandir seus contatos.

Gostou das dicas de hoje? Quais são suas práticas de e-mail marketing? Deixe sua dúvida ou impressão nos comentários.

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