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27 de agosto de 2015


Empresas que trabalham, ou já trabalharam, com marketing de conteúdo sabem que a caminhada exige cuidados para que não se cometam erros fatais em suas estratégias de marketing digital.

Não é difícil achar profissionais e empreendedores que se sentem frustados por não encontrarem um forma ideal de produção e divulgação do seu conteúdo pela internet. Sentem dificuldade de identificar em qual ponto estão cometendo algum tipo de erro, e por isso acabam por abandonar a estratégia, por vezes de forma prematura.

Se sua empresa já investiu ou deseja investir em marketing de conteúdo, mas ainda possui receio sobre essa metodologia, separei 9 das principais objeções que podem te impedir de iniciar. Mostro ainda formas para eliminá-las agora mesmo.

1 – Já fiz marketing de conteúdo e não tive bons resultados

Entenda o que foi feito: verifique se toda a estratégia estava bem apurada e refinada, se o posicionamento estava claro, se suas personas estavam bem desenhadas e se a jornada de compras contemplava todos os passos que o seu lead deveria seguir até o momento da compra.

Verifique por  quanto tempo sua empresa executou a estratégia. Marketing de conteúdo precisa de tempo para provar o seu valor, lembre-se que o resultado efetivo é a médio/longo prazo. O ideal é ser consistente, produzir um material de qualidade e seguir o calendário de conteúdo com disciplina.

2- Vou entregar o “ouro” para outra empresa ou concorrentes

As informações da maioria dos negócios já estão disponíveis, se não for da sua empresa, será de outra. Se alguém encontra  informações importantes sobre o seu negócio, não significa que essa pessoa não precise do seu produto ou serviço.

Se essa objeção fosse uma verdade, os grandes restaurantes não estariam de portas abertas, pois a televisão e a internet estão cheios de receitas incríveis e fáceis de serem executadas.

3– Todo mundo já faz, não adianta mais

As pessoas já procuram conteúdo, você não precisa fazer mais, precisa fazer melhor. Fugir não é uma opção, pois o seu negócio estaria dando margem para que os concorrentes se consolidem.

4 – Não tenho site/blog

Não tem para onde fugir, é preciso criar um site ou blog. Estar presente na internet, principalmente para empresas de modernas, tem que ser uma realidade.

Antes de ter um produto ou site, é importante que sua empresa já tenha um blog. Publique conteúdos relevantes para suas personas e interaja com elas por meio desse canal. Isso é importante pois você já começa a receber feedbacks que podem ser diferenciais para o lançamento do seu produto. Além disso, sua empresa já adquire know-how e passa a entender sobre como fazer um produto adequado para o público.

5 – Não preciso, já tenho outros canais

Não acabe com esses canais, pelo menos por enquanto. Tome cuidado com o que existe de tendência, descubra como funciona e se consegue adaptar ao seu negócio. Antes de eleger algum canal de comunicação, verifique se ele possibilita diminuir os custos de aquisição e se é possível escalar de forma gradativa chegando ao ponto exponencial.

6 – O produto ainda não está pronto

Então comece agora mesmo!  Crie uma audiência e as pessoas terão a oportunidade de dar feedback, te ajudarão a construir um software perfeito para elas. Com essas informações, sua empresa criará um produto mais competitivo, pois já terá o aval de quem o utilizará. Antes de lançar o  produto, você já saberá o que as pessoas querem. A  empresa Resultados digitais, nossa parceira, iniciou seu blog um ano antes de lançar o seu primeiro produto.

7 – Só vendo para grande empresas e elas não ligam para isso

Sua empresa vende para pessoas. O contato presencial é importante, mas misture as coisas, mande um conteúdo para um analista de marketing ou ainda para o próprio diretor. Essa pode ser a porta de entrada na empresa.

8 – Não tenho tempo, produzir conteúdo dá trabalho

É um investimento que precisa ser feito. Contrate um empresa que pode desenvolver toda a estratégia para o seu negócio. Falta de tempo não pode ser entrave para o seu crescimento.

9 – Não tenho dinheiro

O dinheiro é uma ferramenta para o crescimento, se você não investir, pode continuar sem ele. É possível fazer muita coisa bacana com pouco investimento, basta seguir a metodologia da maneira correta.

Finalizando, devemos dizer que o marketing de conteúdo não é uma corrida de 100 metros, mas uma maratona. Cada passo deve ser planejado e cada quilômetro comemorado, o sucesso será consequência. Conte conosco para te ajudar na caminhada.

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