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Há tempos se discute as boas práticas de marketing digital como ferramenta de expansão e captação de novos clientes. Uma infinidade de empresas elaboram suas próprias estratégias que, devido a falta de conhecimento sobre as atualizações do mercado, acabam por cometer erros fatais, comprometendo seriamente seus resultados.

Para que sua empresa não se enquadre nestas estatísticas e possa usufruir o máximo possível das práticas de mercado adequadas, selecionamos 4 dos erros mais comuns para que avalie sua atual estratégia e consiga melhores resultados. Confira:

1 – Falta de planejamento da estratégia

Por falta de conhecimento sobre as minúcias de um trabalho de marketing digital, algumas empresas optam por criar ações pontuais para atração de novos clientes – grande equívoco facilmente identificável pela falta de resultados.

O comportamento de consumo mudou com o advento da internet, favorecendo práticas de engajamento, posicionamento das marcas e relacionamento – o que gera inúmeras vantagens ao marketing digital dentro dos negócios.

Os consumidores têm buscado mais informações sobre as empresas que contratam, pedido por mais recomendações e avaliando o quanto essa instituição, no caso a sua, está disposta a ajudá-los – e não somente vender para eles. Por isso, é preciso desenvolver estratégias efetivas, que gerem retorno no médio e longo prazo – sim, não adianta querer aplicar uma única ação e fazer com que o telefone toque imediatamente solicitando os seus serviços. É preciso entender como conquistar resultados reais e montar uma base sólida.

É importante que você direcione o seu planejamento para educar seus potenciais consumidores, gerando demandas perante a necessidade de um produto/serviço que a sua empresa oferece.  Passe credibilidade, confiança e posicione sua marca como especialista, gerando relacionamentos que favoreçam a atração desse cliente no momento em que houver demanda por parte dele.

2 – Não trabalhar um nicho específico

Mesmo que a sua empresa contemple diversas áreas de atuação e, por isso, tenha públicos diferentes, é preciso ter foco. Isso porque, no marketing digital, você precisará conhecer a fundo seus potenciais clientes para elaborar estratégias específicas que gerem resultados efetivos.

Por isso, contemple em sua estratégia um público e sua respectiva área de interesse por vez ou faça o trabalho simultâneo, mas evite aplicar as mesmas táticas para todos eles. Afinal, cada um tem suas particularidades e demandam ação e tratativas distintas.

3 – Promover serviços

Um grande equívoco em estratégias de marketing online diz respeito à promoção dos serviços da empresa. Esse método é ultrapassado e não gera mais resultados como antigamente. As pessoas estão em busca de informação para tomarem suas decisões. Por isso, em vez de focar na divulgação sobre o que o sua empresa faz, utilize o que você tem de melhor para atrair potenciais clientes: o seu conhecimento!

Estratégias de marketing de conteúdo são bastante efetivas para a atração de pessoas realmente interessadas em sua área de atuação, além de contribuir veemente para as conversões. Por isso, em vez de divulgar anúncios sobre o seu serviço ou produto e o que ele faz, ensine ao seu cliente como resolver algumas situações apontando a necessidade de utilizar o seu serviço, por exemplo. Eduque-o.

4 – Não manter contato constante com potenciais consumidores

De nada adianta ter uma enorme base de contatos se você não faz nada com ela. É preciso se relacionar constantemente com esses potenciais clientes. Isso pode ser feito com baixo custo operacional, por meio do envio de newsletter, por exemplo.

 E-mail marketing é barato e altamente mensurável, mas muitas empresas abusam. Não trabalham duro para manter sua base de inscritos, enviam SPAMs e acabam nas black lists dos provedores de e-mails. Nossa dica é: concentre-se na qualidade, relevância e frequência. Use a segmentação dos seus e-mails com base no interesse dos seus contatos. Não compre listas!

O segredo está em manter a continuidade do contato para que, logo que surja uma demanda, o seu produto seja a primeira opção do consumidor.

Finalmente, vale lembrar que, hoje, é possível encontrar empresas, como a Boomerang Digital, especialista em estratégias digitais com foco no retorno de resultados. Nós podemos contribuir de forma eficaz para o sucesso do posicionamento, relacionamento e da atração de novos clientes para o seu negócio.

Por isso, caso você ainda não conte com o apoio de algum profissional para a realização de sua estratégia, informe-se, pesquise e deixe sua estratégia nas mãos de quem realmente conhece sobre o assunto. Nós trabalhamos com a estratégia ideal para trazer retorno ao seu negócio.

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